No Brasil

Ao longo de sua história, o Brasil transformou-se numa das principais fontes de metais preciosos e outros minérios indispensáveis à expansão da economia mundial. A extração da imensa riqueza mineral do país continua sendo feita as custas da natureza e da população nativa, seja ela indígena ou não, visando alimentar a fome mineral do mundo. Se antes  todo esse minério ia para Portugal e Inglaterra, hoje os Estados Unidos e a China são os principais destinos. Fato que não muda é que pouco dessa imensa riqueza fica para o país e sua exploração irracional não sustentou, nunca, o desenvolvimento social e econômico da nação sobre bases social e ambientalmente justas.

Por isso, o Ibase tem se dedicado nos últimos anos à análise da problemática colocada pela extração mineral no país, em diálogo e construção com atores locais que lutam contra a mineração em larga escala e pela construção de alternativas à desenfreada exploração destes recursos, no horizonte de uma sociedade pós-extrativista.

Para saber mais sobre a mineração no Brasil, o Observatório da Indústria Extrativa aborda três temas centrais: um balanço geral da mineração no Brasil, o marco regulatório e os impactos da ação mineradora no país.